segunda-feira, 12 de abril de 2010

มวยไทย - MUAY THAI

O Muay Thai [มวยไทย] é uma luta originária da Tailândia, também conhecido como Boxe tailandês ou Thai Boxing. É o esporte nacional da Tailândia. Arte marcial com mais de dois mil anos de existência criada pelo povo tailandês como forma de defesa nas suas guerras e para obter uma boa saúde.

O nome Muay Thai significa, literalmente, Arte Marcial Tailandesa ( Mu = Marcial, Ay = Arte e Thai = Tailândia ).
Na Tailândia o Muay Thai também é conhecido "Luta da Liberdade" ou "Arte dos Livres", pois foi com o Muay Thai que se protegeram dos povos opressores que tentavam conquistar seu território. Então como venceram sua batalhas utilizando as técnicas do Muay Thai conseguiram sua liberdade, por isso o nome "Luta da Liberdade".

O que é Muay Thai?

É um esporte de luta que se caracteriza por utilizar golpes traumáticos com o objetivo de conquistar a vitória, através do nocaute. Nos dias de hoje, são válidos: socos, chutes, joelhadas e cotoveladas em um ringue de boxe, utilizando-se luvas, protetores de boca, de genitais e de seios para as mulheres. Sua criação e evolução ocorreram na época em que o povo tailandês sofria ataques de inimigos fronteiriços, fazendo-o lutar constantemente. Com o passar dos anos, o Muay Thai foi se tornando mais brando devido à concepção do esporte moderno. As mulheres, em um passado recente, não podiam sequer assistir às lutas de Muay Thai nos ginásios onde ocorriam os combates, havendo a crença de que elas trariam má sorte aos lutadores.

Vemos, ainda nos dias de hoje em seu país de origem, diversos campos em que elas não podem treinar e outros onde treinam em ringues separados dos homens. Em nosso país essa proibição nunca encontrou eco entre os praticantes de Muay Thai, sendo permitido que elas aprendessem o esporte, bastando, para isso, entrar em uma academia onde houvesse Muay Thai. No Brasil o esporte chegou em 1978, chamado de boxe tailandês, introduzido pelo brasileiro Nélio Borges, introdutor do Muay Thai em solo brasileiro, que passou alguns anos na Tailândia aprendendo suas técnicas. Aqui foram feitas algumas modificações no esporte, colocando-se graduações e modificando a vestimenta tradicional.

Força e Determinação

O Muay Thai (ou boxe tailandês) tem uma longa tradição na Tailândia e começou há muitos séculos. Essa forma nativa de arte marcial também é praticada nos países próximos – no Cambodja é conhecido como Pradal Serey, e como Tomoi no norte da Malásia. Acredita-se que teve origem na China. Antigamente, o Muay Thai era ensinado como parte do treinamento militar siamês, e ainda hoje é empregado pelo exército tailandês.

Hoje o Muay Thai é considerado mais como um esporte do que como uma arte marcial A versão esportiva varia ligeiramente do original e consiste em chutes e socos entre competidores que usam luvas de boxe em um ringue similar ao usado no boxe. O Muay Thai, assim como a savate e o karatê, foi altamente influenciado pelo desenvolvimento do kickboxing no Japão, na Europa e na América. Recentemente, o Muay Thai passou por uma explosão de popularidade em todo o mundo e muitos devotos chegam a viajar para a Tailândia para lições intensivas de Muay Thai.

Fonte:http://www.tigerthai.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário